VIK MUNIZ – Biografia e Principais Obras



Em homenagem ao Dia Nacional das Artes (dia 12 de agosto) trouxe para o nosso blog um post muito especial sobre um artísta plástico e fotógrafo brasileiro radicado em Nova York desde 1983. Ele faz experimentos com novas mídias e materiais, seu nome é Vicente José de Oliveira Muniz, nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1961, hoje ele é mais conhecido como Vik Muniz. Foi aluno da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde frequentou aulas do curso de Publicidade e Propaganda.


As obras de Vik Muniz são valorizadas no mundo todo, ele é um talento criativo, apaixonado por ícones visuais. Ao longo de sua carreira realizou exposições: na Flórida, Miami, Montreal, Nova Iorque, México, Canadá, Austrália, Rio de Janeiro…



A marca registrada da obra de Vik Muniz é a fotografia de trabalhos realizados a partir de técnicas variadas e materiais inusitados.  Entre suas mais famosas criações estão a Mona Lisa feita de pasta de amendoim, o Che Guevara desenhado em geléia, o soldado criado com soldadinhos de plástico e o retrato de Elizabeth Taylor montado com centenas de diamantes. Mais recentemente, Vik surpreendeu o mundo da arte com a série de imagens feitas a partir de lixo.


O trabalho que lhe rendeu reconhecimento no mundo foi a série “Crianças de Açúcar”, onde ele primeiro fotografou diversas crianças que trabalhavam de forma exploratória em plantações de cana-de-açúcar, depois reorganizou a imagem delas utilizando açúcar como pigmento, e novamente fotografou as obras acabadas. Estes retratos foram expostos em uma pequena galeria de Nova Iorque, que chamou a atenção do crítico de arte Charles Haggan, colunista do New York Times. O artigo publicado foi o passaporte para o ingresso de Vik na lista dos artistas oficiais dos museus internacionais.

Ele usa, nas suas obras, elementos como algodão, chocolate, açúcar, arame, terra, barbante, especiarias, sucatas, gel, mel, poeira e muitos outros, e de uma maneira criativa, produz obras que impressionam pela inovação e mais ainda pela técnica. Ele mesmo afirma que a ênfase de seus trabalhos não são exatamente as substâncias que ele usa em sua execução, mas a combinação do material com o tema. O fato de usar substâncias novas, na produção de obras de arte é uma tendência que começou desde os anos 1950.

O trabalho mais barato de Vik custa 5 mil doláres.

Um trabalho dele conhecido de todos nós é a capa do CD “Tribalistas”. E mais recentemente a abertura da novela Passione.

Um dos trabalhos mais interessantes de Vik Muniz foi o que ele usou jovens carentes para formar o logotipo da Louis Vuitton. Os participantes ganharam da marca um curso de fotografia de duração de um ano pela ONG Spetaculu. O mais controverso de tudo é que a imagem virou estampa de um lenço que custa nada mais nada menos que R$ 1.200,00! 


Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais da vida e obra deste grande artista:

Visite o site oficial de Vik Muniz, clique aqui.

About these ads

11 pensamentos em “VIK MUNIZ – Biografia e Principais Obras

  1. Obras maravilhosas demonstram o brasil e o mundo que esquecemos ou até muitas vezes queremos esquecer, obras das quais você conhece o autor sem aumenos velo antes originais inplagiaveis e inconfundiveis

  2. Porque não identifica o importante,aqui mesmo e a expressão do artista é impressionante o cara realmente é fantástico,continue brilhante Vik Muniz eu amo suas artes o que vale eo seu talento.

  3. Sou professor de artes visuais e achei de extrema importância essa matéria Vik Muniz, peço permissão em utilizá-las em minhas aulas. Um grande abraço.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s