ANITA MALFATTI – VIDA E PRINCIPAIS OBRAS

Anita Malfatti com 30 anos de idade já era considerada uma importante artista plástica brasileira. Esta grande artista plástica (pintora e desenhista) nasceu na cidade de São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu na mesma cidade, em 6 de novembro de 1964.


VIDA E OBRA 

Anita Malfatti estudou pintura em escolas de arte na Alemanha e nos Estados Unidos, em sua passagem pela Alemanha, entrou em contato com o expressionismo, que a influenciou muito. Já nos Estados Unidos teve contato com o movimento modernista.
Em 1917, Anita Malfatti realizou uma exposição artística muito polêmica, por ser inovadora, e ao mesmo tempo revolucionária. As obras de Anita, que retratavam principalmente os personagens marginalizados dos centros urbanos, causou desaprovação nos integrantes das classes sociais mais conservadoras.
Em 1922, junto com seu amigo Mario de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna. Ela fazia parte do Grupo dos Cinco, integrado por Malfatti, Mario de Andrade, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia.
Entre os anos de 1923 e 1928 foi morar em Paris. Retornou a São Paulo em 1928 e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie até o ano de 1933. Em 1942, tornou-se presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Entre 1933 e 1953, passou a lecionar desenho nas dependências de sua casa. 

Veja algumas de suas obras mais famosas:

A estudante russa. 1915. óleo s/ tela (76×61). Col. Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros da USP, SP.

As duas Igrejas (Itanhaém). 1940. óleo s/ tela (53,8×66). Col. Particular, SP.

Cambuquira. 1945. óleo s/ tela (50×61,1). Col. Museu de Arte Contemporânea da USP, SP.

Chanson de Montmartre. 1926. óleo s/ tela (73,3×60,2). Col. Roberto Pinto de Souza, SP.

Itanhaém. 1948-49. óleo s/ tela (72×92). Col. Manuel Alceu Affonso Ferreira, SP.

La rentrée (interior). 1925-27. óleo s/ tela (88×115). Col. Pedro Tassinari Filho, SP.

Mario de Andrade I. 1921-22. óleo s/ tela (51×41). Col. Particular, SP.

O Barco. 1915. óleo s/ tela (41×46). Col. Raul Sousa Dantas Forbes, SP.

Paisagem dos Pirineus (Cauterets). 1926. óleo s/ tela (45,8×54,8). Col. Liliana Maria Assumpção, SP.

Porto de Mônaco. 1925-26. óleo s/ tela (80×64,5). Col. Jenner Augusto Silveira, BA.

Samba. 1943-45. óleo s/ tela (39,9×49,3). Col. Gabriel de Castro Oliveira, SP.

Veneza (Canaleto). 1924. óleo s/ tela (51,5×63). Col. Museu de Arte Brasileira da FAAP, SP.
O Farol. 1915. óleo s/ tela (46,5×61). Col. Chateaubriand Bandeira de Mello, RJ.
Eu estava fazendo a minha pesquisa sobre Anita Malfatti e, envolvida com o texto, não senti falta de uma das imagens que publicaria neste post. Bianca havia pegado emprestada e me fez a maior surpresa: fez uma releitura do quadro “O Farol” no quadro branco, claro que eu fotografei e trouxe para mostrar para todos vocês! Vejam que lindo:

Que tal? Eu achei fantástico!

About these ads

14 pensamentos em “ANITA MALFATTI – VIDA E PRINCIPAIS OBRAS

  1. Rita, adorei a releitura da Bibi. Eu também estou fazendo uma releitura de um quadro da Anita Malfatti (por isso caí aqui), a Paisagem Amarela Monhegan. Só que estou fazendo uma releitura bordada – está quase pronta.Adorei passar por aqui! Um abraçoTalita

  2. Boa tarde, Rita. Vi agora sua resposta. Terminei ontem, à 1h da manhã, de bordar a "Paisagem Amarela". Acho que ficou lindo, modéstia à parte!Mas como vou participar com esse bordado de uma exposição, a partir do dia 30, não podemos divulgar o trabalho até lá. É claro que anoei seu email e, assim que a exposição se encerrar, mando a foto pra você. Beijo!

  3. Minha filha esta fazendo uma pesquisa, cai aqui achei muito interessante pois minha filha gostou desta imagem tambem, e ficou encantada com o desenho da menina. Abraços e Beijos !!! :)

  4. Espero que vocês visitem o nosso blog mais vezes, é muito bom saber a opinião dos nossos leitores. Muito obrigada!AH! A Menina é minha filha, o nome dela é Bianca.Bjs :)

  5. Olá Rita, Talita acabou de me passar a informação sobre seu blog. Meu nome é Jaci, sou a curadora da exposição na qual Talita e outras 19 bordadeiras homenagearam sete pintores famosos. Achei muito legal a idéia de seu blog! Veja as fotos dos outros trabalhos que foram expostos na mostra "Bordando os Sete", no link abaixo. No segundo link você encontrará uma entrevista que foi feita conosco sobre este projeto. ÁLBUM DA PICASAhttps://picasaweb.google.com/100969527312208639157/CirandaBordadeiraMarco2012?authuser=0&feat=directlinkLINK ENTREVISTA TUDOESTEhttp://www.tudoeste.com.br/?DS=ttl_ciranda-bordadeira-no-flores-na-varanda|Pub_7|smfr_22|CodVid_19143|orgn_1

  6. Completando a informação. Visite também o novo blog de nosso grupo CIRANDA BORDADEIRA.www.cirandabordadeira.blogspot.com Um grande beijo para você e vamos seguir fazendo e trocando informações sobre as nossas artes! JACIREMA CLEIA FERREIRA

  7. Jacirema, fiquei encantada com as releituras que vi no link que vc me enviou. O Blog de vcs também é muito fofo! Deixei um comentário lá na releitura da Talita.Achei uma excelente ideia fazer releituras de obras de artistas famosos em bordado, o resultado foi maravilhoso! Parabéns! Deu vontade de postar todos os trabalhos aqui no meu blog.Bjs :)

  8. Rita, que troca gostosa! Acabei de ver você passando pelo nosso blog Ciranda Bordadeira. Também mandei o link do seu blog para um amigo, que é sobrinho neto da Anita Malfatti.Ele adorou e me pediu se poderia (imagine!!) mandar meu email (com o link) pra uma prima dele que é presidente do Instituto Anita Malfatti, recém-criado pela família. Já pensou? Bom pra eles, bom pra você, bom pra mim. Vamos nos enriquecendo mutuamente.Um beijo grande pra você e pra Bibi!

  9. Nossa, Talita, que maravilha!Estou tão feliz com esta notícia que nem tenho palavras para descrever!Desejo muito ver a sua releitura exposta lá no Instituto Anita Malfatti. Obrigada por divulgar o Eu e Vc Fazendo Arte, estou pegando uma carona no seu sucesso! Parabéns!Amei o blog Ciranda Bordadeira, vocês são muito caprichosas tanto bordando quanto no design do blog. Vou inserir um link dele abaixo do seu bordado, ok?Muitos beijos para você e todas as bordadeiras.:)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s