PABLO PICASSO

Pintor espanhol naturalizado francês. Considerado por muitos o maior artista do século XX, era também escultor, artista gráfico e ceramista.

O artista mais famoso e também o mais versátil do século XX, nasceu em Málaga, no sul da espanha, em 25 de outubro de 1881.

A vida e a obra de Picasso estão completamente interligadas, já que a sua vida pessoal esteve sempre presente em seu trabalho. Picasso refletia a sua vida amorosa e seus sentimentos mais pessoais para as suas telas. Seus trabalhos são descritos através de uma série de periodos de transição:

* O Período Azul ocorreu entre 1901 a 1904, nesta fase o artista retratou pessoas infelizes pintadas em tons de azul, evocando sentimentos de tristeza e alienação;

* O Período Rosa iniciou-se em 1904, em abril deste mesmo ano, Picasso se apaixonou e se estabeleceu em Paris. O Período Rosa transmitia felicidade e otimismo;

* Em 1907, Picasso conheceu Henri Matisse, um artista renomado que se tornou seu melhor amigo. Durante as décadas seguintes, Pablo Picasso competia com Matisse e tentava impressioná-lo;

* Ao longo dos anos, Picasso aventurou-se por estilos diversos. Em suas pinturas, experimentou diferentes formas e cores, e também diferentes movimentos artísticos;

* Durante toda a sua vida, os seus amores e humores marcaram novos períodos em sua obra. Quando Picasso estava apaixonado, retratava suas musas belas e vibrantes, quando o romance chegava ao fim, as retratava de forma retorcida ou em forma de monstros.

O ano de 1907 foi muito importante para a carreira de Picasso: ele pintou Les Demoiselles d’Avignon, considerado o trabalho mais importante em direção ao movimento do cubismo e da abstração moderna. Esta tela revolucionou a arte e é uma de suas obras mais admiradas.

Em 1937, Picasso criou sua obra-prima, Guernica. Guernica é uma cidade espanhola que foi bombardeada pelos nazistas. Neste quadro, Picasso retrata os horrores da guerra.

Picasso foi um artista ativo até o fim da sua vida. Trabalhou na escultura, cerâmica, pintura e com artes gráficas, ele continuou explorando o seu talento até a sua morte, em 8 de abril de 1973. Pablo Picasso morreu aos 91 anos, em Notre-Dame-de-Vie, na França.

Veja este vídeo contendo muitas de suas obras e um pouco mais da sua história:

Bjs carinhosos!

3 thoughts on “PABLO PICASSO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s