REINVENTANDO O MUNDO MÁGICO DE ESCHER

Em 17 de junho de 1898 nascia, em Leeuwarden, ao norte da Holanda, Maurits Cornelis Escher, um artista que surpreederia o mundo inteiro com o seu talento ilusionista gráfico.

Possuidor de uma visão muito além do seu próprio tempo, suas obras ficaram famosas pelos seus desenhos impossíveis, pelas ilusões espaciais que concebeu e pelos padrões que desenvolveu. Sua obra tornou-se uma ponte simbólica entre a ciência e a arte.
Hoje vivemos na era digital, onde o homem idealiza e utiliza-se de recursos do computador para realizar efeitos visuais. Escher viveu em uma época em que não havia computadores e, para a nossa surpresa, sem conhecimento matemático prévio, mas através do estudo sistemático e da experimentação, Escher descobre todos os diferentes grupos de combinações isométricas que deixam um determinado ornamento invariante. A reflexão é brilhantemente utilizada na xilogravura. Ao observar a obra de M.C. Escher você fica impressionado com a sua técnica apurada e traços intrigantes.
Escher não se considerava nem artista nem matemático, mas ele transportou para os seus desenhos estruturas matemáticas complexas, perspectivas espaciais que necessitam sempre de um apurado segundo olhar, ou até um terceiro olhar. Escher chamou a atenção de muitos matemáticos, cientistas e cristalógrafos, por muitas vezes foi convidado a dar palestras, apesar de não ter nenhuma formação específica nessas áreas, mas são várias as ligações que podemos estabelecer entre as suas criações e a matemática.
Quem estiver no Rio de Janeiro tem a excelente oportunidade de visitar a exposição “O MUNDO MÁGICO DE ESCHER”. Trata-se de uma exposição altamente interariva, é pura diversão!
Depois de bater todos os recordes de visitação no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, onde cerca de 200 mil pessoas visitaram as obras e instalações, chaga ao Rio de Janeiro para uma temporada de 18/01/11 a 27/03/11. São Paulo também receberá a exposição de 18/04/11 a 17/07/11.

Estas duas fotos acima são de visitantes da exposição. Vejam como esta instalação nos dá a impressão que estas pessoas mudam de tamanho.

(Obrigada pela participação do casal no meu blog!)

Reinventando o Mundo Mágico de Escher com Lego:

ESTE VÍDEO NOS DÁ UMA IDÉIA DE COMO M. C. ESCHER “SENTIA” O MUNDO:

Advertisements

One thought on “REINVENTANDO O MUNDO MÁGICO DE ESCHER

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s