ROMERO BRITO – Biografia, obras e releituras

CURIOSIDADES SOBRE ROMERO BRITTO:

  • Quando tinha somente oito anos, Romero Britto já pintava em sucatas, papelão e jornal, sempre com muita imaginação e criatividade.
  • Aos 14 anos, conseguiu uma exibição pública, na qual vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos.
  • Quando abandonou o curso de Direito e se mudou para Miami, trabalhou como atendente em lanchonete e lava-rápido, ajudante de jardineiro e caixa de loja.
  • Todos os desenhos de Romero Britto são contornados por uma tênue linha preta.
  • Veja que curiosa inspiração: Romero Britto inspirou-se nas obras de Caravaggio, pintor italiano representante do estilo Barroco. Ao conhecer as obras pesadas e sombrias de Caravaggio teve a certeza de que aquele estilo era exatamente o oposto do que queria transmitir em sua carreira artística.
  • Formas e cores levaram Romero Britto da pobreza no Recife-Pe (Brasil) para o sucesso no Mundo das Artes.
  • Romero Britto, tornou-se um dos artistas preferidos de atores e personalidades do mundo cinematográfico e político. Hoje é considerado um fenômeno internacional.
  • Suas obras estão espalhadas por 140 países e 127 galerias ao redor do planeta.
  • Seguidor da “Pop Art” e influenciado pelo trabalho do também artista Francisco Brennand, Romero Britto é mestre em explorar cores vibrantes e formas geométricas.
  • Foi o único artista plástico brasileiro a participar da Cow Parade de New York, evento que no ano 2000 espalhou 500 esculturas de vacas em tamanho natural pelas ruas da cidade.

Você pode ver as suas principais obras de Romero Britto clicando no link abaixo:

http://www.britto.com/front/originals

Advertisements

30 thoughts on “ROMERO BRITO – Biografia, obras e releituras

  1. Como pode dizer que um post desse é péssimo? Só pode ser para gerar polêmica!Amo Romero Britto, fico antenado em tudo que ele faz. Curto muito a sua obra. Só não curti aquele quadro que ele fez para a Dilma. Puxada de saco…

  2. Quem quiser ver Romero britto de pertinho,ele será enredo da minha escola de samba de coração.Renascer de jacarepaguá no RJ.Ele estarará no Brasil ,em 27 de maio vizitando aquadra da escola e comendo uma deliciosa feijoada.Ele vem apresentar o enredo a comunidadepara o carnaval de 2012.Vai ser um enredo lindo fantasias bem coloridas ´,ele já está muito ancioso com essa homenagem.Quem não pode vir para o RJ,assista pela tv.

  3. Olá Rita!Se com 8 anos Romero já expressava seu dom, com certeza houve o incentivo da família. É muito importante a família criar um ambiente propício para as ‘criações’ infantis!Boa semana!Convido para que leia e comente meu texto “Armelau fica para o almoço” no http://jefhcardoso.blogspot.com Espero que curta. Valeu!“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

  4. Sim, Jefh. A família de Romero Britto o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.Li o seu texto, adorei. Parabéns!

  5. SEU ROMERO HOJE EU E MINHA TURMA ESTAMOS PESQUISANDO SOBRE SUAS OBRAS EU VI MUITAS DE SUAS OBRAS AJEI TODAS MUITO LEGAIS INTERESANTES E IMPRECIONANTE UM BEIJO DA ALUNA KEILA DA ESCOLA CONRADO DOETH

  6. Sou Func. Pública Fed. Aposentada, sempre adorei artes, seja de qualquer natureza, digo animal vegetal e mineral, chegue fazer exposição no meu interior, mais infelizmente as pessoas, digo 50% não sabe o que é arte, a maioria de meus quadros foram destruidos, porem tenho alguns, moro em um local cheio de aventuras e uma natureza bela, minha principal arte é colágem e outras. bjs

  7. Parabéns Rita Rocha pelo lindo blog, adorei.Sou pintora naif de Salvador e grande admiradora da arte e história de vida do pintor brasileiro ROMERO BRITO,pois acreditou e foi em busca da sua vitória e sucesso rompendo barreiras e criando seu estilo próprio de fazer arte e acima de tudo várias possibilidades.

  8. Bom saber que você gostou do blog. Espero que volte sempre a visitá-lo. Quanto as suas pinturas, se você quiser, posso publicá-las aqui, que tal? Envie um e-mail para mim com as fotos e os seus principais dados, eu postarei junto com os demais artistas naif (naquele mesmo post). Mande para o e-mail para ribia26@hotmail.comBjs 🙂

  9. Mamãe eu preciso de algumas fotos de artes famosas para o meu trabalho de arte da nossa infãncia mas só tem o video de romero brito vc pode me ajudar a pegar alguma foto de alguma arte famosa pra mim de romero brito,porque a dos outros artistas eu vou pegar da qui a pouco. Bianca Rocha.

  10. De cara encontrei o blog que me ajudará muito numa Feira do Saber na escola.E u mesma não conhecia, mas já vi e encantei.Espero encontrar tudo q preciso aqui e aceito mais sugestões.

  11. Achei d+ as obras do Romero!Estou fazendo uma pesquisa sobre ele na minha escola. Achei muito interessante. Minha professora de Arte, tem um santuário do Romero em casa! Ela fez um quarto a mais na casa dela dedicado somente ao Romero, e moooooooorre de ciúmes daquele quarto, ninguém entra lá! Tem de tudo naquele quarto, fotos, cópias das obras, entrevistas, tudo! Estou adorando fazer essa pesquisa.Vickttória Sthér.

  12. Sou professora de Ed Infantil, estou trabalhando com o Projeto Releitura de artes e escolhi para minha turma trabalhar Romero Brito, apesar de terem apenas 4 anos, as crianças amaram as obras de Britto. Estou precisando de mais ideias para continuar desenvolvendo o projeto, por favor me ajude no que for possível. Ah! o blog tá mara!!!Aline Regina

  13. Sou aluna de um colégio particular e adorei o post, é muito legal saber que as pessoas tem uma mente tão aberta e tão colorida. Acho que o mundo seria tão melhor se as pessoas intendessem a importância da arte! Infelizmente isso é uma sociedade utópica…Obrigada, Homero, por alegrar meu dia com suas obras espetaculares!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s