CARICATURA – A ARTE DE DISTORCER PESSOAS FAMOSAS

Caricatura é a arte que enfatiza e exagera as características da pessoa de uma maneira cômica. Celebridades da política, do esporte, da classe artística, são os alvos preferidos das sátiras feitas por um caricaturista, onde características como, defeitos físicos, trajes, gestos, comportamentos, tiques verbais, manias…, são ampliados e deformados, provocando o riso. Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare, o mesmo que, exagerar, aumentar. Usada normalmente como sátira política ou comportamental, a arte da caricatura requer habilidade artística e senso crítico bastante aguçado.
A caricatura é a filha do expressionismo. Segundo os críticos de arte, o atributo de uma boa caricatura está na máxima expressividade com um mínimo de traços capazes de fazer um observador reconhecer a personalidade esteriotipada em uma sátira.
A História da Caricatura
A caricatura, como gênero artístico, surge no final do século XVI, quando Annibale Carracci, pintor italiano aparece como um dos pioneiros da arte. Não podemos deixar de citar renomados caricaturistas de séculos passados como: Domenichino, Guercino, Pier Leone Ghezzi, Gianlorenzo Bernini, James Gillray, Thomas Rowlandson, Honoré Daumier.
Hoje temos nomes internacionais de destaque na arte satírica da caricatura: Sebastian Kruger, Jan Opdebeeck, Mulatier, Arthur Szyk, este com suas ácidas caricaturas famosas, chamou a atenção do mundo para os horrores cometidos pelo nazismo e ajudou a derrubar o regime de Adolf Hitler.
A Arte da Caricatura no Brasil
No Brasil a arte da caricatura apareceu em 1837 e encontrou grande expressão com a obra de J.Carlos, caricaturista que observou com ironia a sociedade carioca da primeira metade do século XX.
São destaques na arte da caricatura brasileira, o saudoso Henfil, os irmãos Paulo e Chico Caruso, Cláudio Paiva, Ziraldo, Jaguar, Millôr Fernandes, Lan, Nair Tefé (no mundo, foi a primeira caricaturista do sexo feminino), Max Yantok, Cássio Loredano, Henrique Fleiuss, Angelo Agostine, Glauco Villas Boas e Laerte.
A caricatura pode ser produzida em formato digital (colorida) e está presente no cartoon (cartum) e na charge.
Veja agora uma seleção de caricaturas que selecionei na Internet:
 
 Gostou?
Faça você mesmo a sua caricatura e divirta-se com o resultado!
Clique no link Caricature Maker

Advertisements

5 thoughts on “CARICATURA – A ARTE DE DISTORCER PESSOAS FAMOSAS

  1. Gostei da paradinha de fazer a minha caricatura.Não ficou nada parecido comigo, mas deu para curtir legal!Vou mandar aí pro seu e-mail, ok?Ass. Jonas

  2. Oi! Gostei muito das caricaturas …
    Minha profª pediu para que eu levasse 6 caricaturas pra escola mais ela pediu que eu colocasse o nome de quem fez a caricatura .. qual é o seu nome?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s