DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

O DIA DO ARTISTA PLÁSTICO é comemorado em 8 DE MAIO
A data é uma homenagem a um artista de nome José Ferraz de Almeida Júnior, que nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.

As artes plásticas são uma das formas do homem eternizar sua singularidade e também de distinguir-se dos outros animais. O artista plástico é, antes de tudo, um sensível. Uma pessoa que usa o desenho, a pintura ou a escultura para expressar seu deslumbramento diante do mundo.

OS PRIMEIROS ARTISTAS

Desde os tempos mais remotos, o homem sentiu uma necessidade de expressar suas idéias ou impressões através de rabiscos ou desenhos. Sabemos que, na Idade da Pedra, o homem já utilizava imagens para registrar seus conhecimentos e ansiedades e a prova disso são as diversas pinturas rupestres encontradas nas cavernas do mundo inteiro. Eles nada mais são do que as primeiras manifestações do pensamento humano em forma de representação simbólica. Percebemos, que os primeiros homens recriavam os temas da natureza e os do dia-a-dia através da pintura.

ARTES PLÁSTICAS

A utilização de componentes visuais ou táteis para expressar o mundo real e o imaginário é o que se denomina artes plásticas.
O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, fazendo uso do papel, da tinta, do gesso, da argila, da madeira, de metais, de programas de computador ou de qualquer outro material que lhe permita projetar sua criatividade e impressões do mundo do qual faz parte.
Dentro das atuais tecnologias da computação, ele pode ainda se especializar em animação e editoração eletrônica para criar vinhetas para a TV e páginas na internet. 

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

PARA COMEMORAR ESTA DATA TROUXE ALGUNS DOS ARTISTAS MAIS FAMOSOS DA ATUALIDADE, SELECIONADOS PELA ABRIL.COM. VEJA:

Na obra abaixo que pertence ao brasileiro Vik Muniz ele fotografou um painel feito de resíduos de lixo:



O britânico Damien Hirst é o nome com a maior cotação no mercado internacional de arte, tendo acumulado uma fortuna de US$ 364 milhões; Hirst é um dos fundadores do grupo conhecido como “Young British Artists” e tem como tema principal a morte, veja sua obra abaixo:


Tanto Vik Muniz, como Hirst, de certa forma, dialogam com o veterano Jaspers Johns, que foi parceiro de Marcel Duchamp; sendo um dos pais da Pop Art, Johns continua com altas cotações no mercado de leilões e chegou a participar de um episódio dos “Simpsons”:


O século 21 indica o surgimento de novos pólos artísticos, como a China; Chen Bo é um dos principais nome da corrente artística oriental e foi visto em exposição recente no Masp:

Outro expoente chinês é Yin Zhaoyang, que já teve as obras expostas em mostras coletivas em Roma e em Berna:


Uma corrente forte nas artes plásticas atualmente é o street art; São Paulo é, ao lado de Nova York e Berlim, uma das capitais desse movimento, tendo na dupla brasileira Os Gêmeos um dos expoentes internacionais; em 2008, os irmãos executaram a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, veja:


Dando sequência ao movimento da arte contemporânea, Carsten Höller é um dos principais nomes quando o tema é interação com a obra de arte; o belga é famoso pela instalação “Test Site”, um gigantesco escorredor que foi colocado no saguão da Tate Modern entre os anos de 2006 e 2007:

 
PARABÉNS, ARTISTA PLÁSTICO!
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s