COLAGEM "DESCOLADA"

A arte de colar vem conquistando ao longo dos anos muitos adeptos. Recortar e colar é divertido! Você já se arriscou a fazer uma colagem? É muito legal expor as suas idéias, expressar os seus sentimentos “desenhando com a tesoura” como dizia Henri Matisse.
A colagem é uma forma de arte aceita e valorizada. Ela permite ao artista a liberdade de abordar o meio que o cerca de qualquer maneira sem restrições de formatos, texturas ou materiais. Este meio é uma forma direta de comunicação para o artista, ou seja, o artista pode tirar da natureza ou da vida urbana quaisquer materiais que ele deseje como forma de expressão simbólica, inclusive esta forma de arte ajuda a reciclar materiais descartados.
Navegando pela Internet, descobri muitos artistas plásticos da nossa atualidade que se dedicam a esta arte, verdadeiros “Mestres da Arte de Colar”, vejamos abaixo alguns deles e respectivas obras:

ANDERSON THIVES, é paranaense, radicado no Rio de Janeiro. Apesar de autodidata, é formado em artes plásticas e visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná, e há mais de 10 anos, desenvolve um trabalho no qual utiliza a técnica da colagem. Seu trabalho, “Pop-Contemporâneo”, tem como grande referência artistas da Pop Art, como Andy Warhol.


Visite o site de Anderson Thives clicando aqui.


BEATRIZ MILHAZES, uma das artistas plásticas brasileiras mais festejadas no panorama artístico internacional da atualidade.
Sua arte, nas mais diferentes formas de manifestação, tem o movimento e cor que enchem os olhos. É marcada pelo intenso colorido que se manifesta por meio das técnicas de colagem, pintura, decalque, justaposição, sobreposições e serigrafia.



Visite o blog de Beatriz Milhazes clicando aqui.


DEREK GORES, influenciado por mestres como Gustav Klimt, Egon Schiele e Max Ernst, Derek Gores cria colagens sem se preocupar com o resultado final – que é excelente, diga-se de passagem.
Reciclando revistas, jornais e qualquer tipo de papel usado que tenha à mão, o norte-americano segue uma “narrativa zen” de composição. 
Visite o site de Derek Gores clicando aqui.

MANON RADA é uma artista que se inspira nas cores (contrastes e harmonias), no sol do Rio de Janeiro, nos mistérios da Bahia, e transforma tudo isso numa arte espontânea, alegre, quase ingênua.

Visite o blog da artista clicando aqui.

MAYUKO FUJINO é uma artista japonesa que mora atualmente em Nova York. Ela começou sua carreira artística em 1999, inicialmente influenciada por símbolos tradicionais japonesas e uma cultura onde o papel sempre foi considerado algo especial. Lentamente, ela começou a ter seu estilo próprio e está atualmente trabalhando com colagens baseadas em tiras de papel recortadas de revistas que montá-los em papel washi.

Visite o site de Mayuko Fujino clicando aqui.

PETER CLARK utiliza uma ampla coleção com diversos papéis coloridos e  textura padronizada, para fazer sua arte. O artista usa desde mapas antigos, manuscritos dentre outros para criar figuras variadas e fazer suas colagens. Um trabalho gostoso de ver, bem-humorado e criativo. Aprecie as colagens com as imagens de diversos cachorros.

Visite o site de Peter Clark clicando aqui.

SILVIO ALVAREZ  trabalha com colagem desde 1989. Artesão em seu ofício de recortar e colar, além de comercializar suas obras e de desenvolver projetos especiais para empresas, ministra oficinas para pessoas de todas as idades. Um homem preocupado com o futuro do planeta e os valores da sociedade, dedicado a mostrar e provar que tudo e todos podem ser transformados, com talento e dedicação, em algo muito melhor. A sua arte nos chama a atenção para a importância da reciclagem, da vida sustentável de uma forma geral. Sílvio, artista, sonhador, “poeta de imagens”.

Visite o site de Silvio Alvarez clicando  aqui.
Veja este quadro, nele usei duas técnicas (pintura e colagem) para fazer a releitura da obra “Sinecio” de Paul Klee:

Além destas obras, trouxe outras imagens que encontrei na Internet, porém não sei informar quem são os autores delas. Caso você saiba e queira fazer o favor de me informar, fico muito grata. Envie um e-mail para
euevcfazendoarte@hotmail.com terei o maior prazer em dar os créditos ao artista.

 
Fizemos algumas colagens, eu, minha filha e a amiguinha dela. Vejam:
 

Gostou? Se você fizer uma colagem e quiser vê-la postada aqui no Eu  e Vc Fazendo Arte, pode enviar para o e-mail do blog. Estou esperando!!!

3 thoughts on “COLAGEM "DESCOLADA"

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s