A ARTE DA COLAGEM

Colagem é um tipo de arte onde o artista une pedaços de papel liso, estampado, pintado ou impresso (jornais, revistas, embalagens…) ou pequenos objetos sobre um suporte geralmente plano. O seu objetivo é criar ou recriar novas expressões visuais, novas imagens.
A colagem foi uma técnica iniciada por Pablo Picasso, em 1912 em sua obra Natureza Morta com Cadeira de Palha.
A ideia de Picasso, de início considerada apenas divertida e corajosa, constitui na realidade uma verdadeira REVOLUÇÃO na pintura, e não só do ponto de vista técnico.
Com a nova técnica da colagem, Picasso rompeu a tradicional postura da pintura a óleo, baseada no respeito pelos materiais clássicos da cor e do suporte, quebrando regras, até aí intocáveis, que exigiam para a realização dos quadros o uso exclusivo dos materiais tradicionais: as tintas a óleo e o suporte de tela.
A colagem tornava-se assim uma montagem de três dimensões, um objeto composto por variados materiais de uso diário, e mesmo de desperdícios, que assim expressava de uma forma direta a realidade e o quotidiano.

A HISTÓRIA DA COLAGEM

A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, desde a própria invenção do papel na China (200 a.C), mas sua incorporação na arte só será aceita a partir do século XX, com o cubismo (movimento artístico). A proposta da colagem no cubismo era romper com os padrões aceitos da arte renascentistas e libertar o artista da tela para que ele pudesse utilizar outros materiais para expressar a sua arte.
Pablo Picasso e Georges Braques são os maiores representantes dessa arte. Foram influenciados pelos escritos, teorias e pinturas de Paul Cézanne. Para inovar e ganhar mais liberdade em suas produções artísticas, eles passaram a incorporar areia, jornais, penas, tecidos e outros materiais em seus trabalhos.
Movimentos como o Dadaísmo (que se afirmava um movimento contra todos os movimentos), elegeram a colagem como principal meio de expressão, introduzindo nas suas criações a ironia, a provocação, o realismo e o niilismo.
Fruteira e copo (1912) de Georges Braque, é considerada uma das primeiras colagens da arte moderna.
Não podemos falar em colagem sem citar Henri Matisse, uma das maiores expressões artísticas do mundo, inclusive na arte da colagem. Matisse é considerado um dos fundadores e principais representantes do fovismo. Começou a dedicar-se à pintura após terminar, em 1890, seus estudos de Direito. Deu grande impulso à arte de sua época com seu estilo caracterizado por uma linha vigorosa e pelo uso de cores com tonalidades fortes.
Em 1930 Henri Matisse não pode mais usar tinta óleo, por motivos de saúde, abandonando, assim a carreira de pintor. Matisse redescobriu-se na arte da colagem, técnica que continuou praticando até o fim da vida. “Por que é que não pensei nisto antes? Cada vez me convenço mais de que com um simples recorte se pode expressar as mesmas coisas do que com o desenho e a pintura…” Dizia Henri Matisse.
Em 1947 Matisse lançou o seu livro Jazz, composto de várias obras onde foram utilizadas a técnica que Matisse chamou de “desenho com tesoura”. O livro Jazz trás as impressões de Matisse sobre a arte e a vida.
No Brasil, Teresa D’Amico foi a primeira artista a assumir a colagem como meio de expressão artística, depois dela vários outros artistas plásticos testaram esta arte, como exemplos cito: Carlos Sciliar e Jorge de Lima.

Vamos ver algumas obras dos artistas supracitados.


PABLO PICASSO:


 GEORGES BRAQUE:



HENRI MATISSE:

TERESA D´AMICO:



 CARLOS SCILIAR:


JORGE DE LIMA

 Jorge de Lima trabalhou muito com fotomontagem (colagem dom fotos).

Advertisements

3 thoughts on “A ARTE DA COLAGEM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s